Médico De Família E Clínico Geral: Qual A Diferença? Mais Saúde Pr

· 3 min read
Médico De Família E Clínico Geral: Qual A Diferença? Mais Saúde Pr

Em relação à formação, a clínica médica está presente como conteúdo do ciclo profissional da graduação e é um dos rodízios obrigatórios no internato, com duração mínima de três meses. Clínica Médica, no Brasil também conhecida como Medicina Interna, é a especialidade médica que trata de pacientes adultos, atuando principalmente em ambiente hospitalar. Enquanto as demais especialidades tratam de doenças específicas, o clínico geral trata do paciente de forma mais abrangente no processo saúde-doença. O ideal é que o paciente busque um clínico geral antes mesmo de sentir algum sintoma para que o médico o ajude a ter uma boa saúde e prevenir o surgimento de doenças.


  • Esse médico pode trabalhar tanto em hospitais quanto em clínicas e consultórios particulares.
  • Contudo, como é parte obrigatória na formação médica e uma das áreas base da medicina, todo hospital geral tem um serviço de clínica médica.
  • Por isso, passar por um clínico geral antes pode te ajudar a resolver o problema.
  • A observação clínica analisa a história da doença que leva a pessoa a procurar o médico, e realiza o exame físico do paciente em seus menores detalhes em busca de dados para a elaboração do diagnóstico e do prognóstico.
  • Dependendo da avaliação médica, o médico poderá iniciar algum tipo de tratamento ou direcioná-lo a um outro especialista.


Como resultado, ao visitar um clínico geral antes de  um especialista, o paciente evita consultas desnecessárias, pois o profissional irá fazer o diagnóstico e indicar a melhor especialidade para o seu caso. A diferença dessa especialização médica para as outras é, justamente, que o clínico geral é o único que se relaciona com todos os demais. A sua formação o prepara para ter conhecimento do funcionamento do organismo humano todo e para saber que atitude tomar — se vai tratar ou encaminhar ao devido especialista. Contudo, a importância desse profissional vai ainda além, como verá pelos tópicos a seguir.

Qual É A Diferença Entre Médico Generalista E Clínico Geral?


Além de compreender os sintomas podendo encaminhar o paciente a outro especialista caso o problema necessite de cuidados específicos, o Clínico Geral também auxilia no tratamento de enfermidades graves e tratadas por várias especialidades ao mesmo tempo. O clínico geral pode ser consultado quando a pessoa sofre com dores ou com algum tipo de mal estar e não sabe qual especialista procurar. Um sintoma pode ter diversas origens e somente um clínico geral poderá encaminhar o paciente para um especialista em casos específicos.

Acompanhamento Do Especialista



Assim, avaliando o estado de saúde do indivíduo e todas as situações que o levaram para  aquele estado. A clínica geral ou medicina interna, é uma área da medicina onde o profissional especializado detém conhecimento geral sobre o funcionamento do corpo humano,  entendendo os órgãos, aparelhos e sistemas profundamente. O clínico geral está preparado para fazer diagnósticos, pedir e interpretar exames, prescrever tratamentos e acompanhar a evolução de seu paciente. Pode, inclusive, ser de grande utilidade para que, quando a pessoa precise ser encaminhada a um especialista, consiga entender melhor a análise deste médico.

https://pontodesaude.com.br/doppler/resende-rj/  das principais avenidas de Sâo Paulo, a Otorrino Paulista tem estrutura moderna, equipe capacitada e o atendimento humanizado que você precisa para atendê-lo bem. Basicamente, é pedido para que o médico avalie o ritmo do coração e detecte possíveis problemas cardíacos. Através da coleta de sangue do paciente, por exemplo, é possível aferir os níveis de colesterol, glicemia e triglicerídeos. Possui especialização em Radiologia do músculo esquelético pelo Hospital do Coração de São Paulo .